O Protestantismo e a Modernidade A origem do fenomeno fundamentalista
UNICAMP
Programa de Formação Interdisciplinar Superior
HH092 F – Introdução à História
Profa. Dra. Neri de Barros Almeida
Título: O Protestantismo e a Modernidade: A origem do fenômeno fundamentalista
Dezembro de 2014
Nome: Matheus Morais de Souza RA 156739
O Protestantismo e a Modernidade:
A origem do fenômeno fundamentalista
Introdução
A religião esteve presente em praticamente toda a história da humanidade de que se tem registro. O fenômeno religioso vem de um desejo transcendental humano, e as religiões, cada uma com seus dogmas, apresentam aos seus seguidores suas histórias da origem do mundo e os guiam no caminho da descoberta do porquê da vida e da existência humana. Comumente estas questões não competem ao historiador explorar, porém, a vivência de tais fenômenos religiosos perpassa a individualidade e a espiritualidade do homem e ao passo que a religião interfere na sociedade, faz história.
Com a modernidade, esse legado reservado naturalmente às religiões, começou a perder espaço para a ciência, que começou a buscar desvendar a origem da vida e do universo. Não se pode colocar em questão a legitimidade dos estudos científicos relacionados à origem do mundo, porém esse modo de pensar é como a ciência um fenômeno moderno. Ao mesmo tempo, não se pode descredibilizar a ação e a prática religiosa, que tem grande importância cultural para a humanidade, que busca respostas para as questões não racionais. Dessa forma a religião, mesmo em crise com a modernidade, permaneceu forte e contribuiu significativamente para a construção da cultura ocidental.
A cultura ocidental tem fortes raízes cristãs, suas tradições e costumes oriundos do cristianismo se fazem presentes na vida das pessoas, sendo elas praticantes das religiões cristãs ou não. Todos comemoram o Natal e a Páscoa, muitos sem se aterem às suas origens e aos seus respectivos significados. Essa presença cultural religiosa na sociedade é tão grande que até o calendário