O Programa Mais Educação no Município de Itaboraí: da implantação a atualidade induzido a implantação da Educação Integral.
Liza.seixas@gmail.com
Introdução
Este artigo tem um caráter ensaístico e pretende trazer o tema da Educação Integral objeto de minha pesquisa de mestrado, na perspectiva do Programa Mais Educação, o qual se constitui como uma política indutora do Governo Federal para implantação da ampliação do tempo de permanência de alunos do Ensino Fundamental 1ª e 2ª fase, na escola. Nesse ensaio pretendo trazer à pauta questões relacionadas ao Programa no município de Itaboraí, o desenvolvimento e desdobramentos induzidos a partir de sua implantação.
Com essa perspectiva, utilizarei como embasamento para o desenvolvimento desse artigo textos e publicações do MEC como o manual operacional da Educação Integral, Passo-a-passo do Mais Educação, entre outros, e ainda como base pretendo dialogar com alguns autores que acompanharam o desenvolvimento do Programa ao longo dos anos quais?.
Pretendo neste artigo abordar aspectos quantitativos e qualitativos do Programa, sobretudo especificamente no Município de Itaboraí, elucidando questões, tais como a abrangência do programa, evolução do ensino aprendizagem tomando por base o IDEB das escolas que desenvolve o programa, desde o ano de 2009 até 2014, e também através da aplicação de questionários e entrevistas a alunos e professores.
Acredito que através desse trabalho poderá ser traçado um perfil do programa nesse Município levando em consideração alguns fatores específicos que perpassam a história e identidade da cidade em questão, a qual foi escolhida pelo Governo Federal em 2001 para abrigar o COMPERJ- Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro, o qual fez com que a Cidade sofresse um Bum demográfico de forma muito rápida e sem nenhum tipo de estruturação para tal.