O PROGRAMA BOLSA FAM LIA
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou ontem um relatório com o perfil das famílias atendidas pelo programa Bolsa Família do Governo Federal. O relatório traz informações bastante interessantes.
A mais chocante é também a mais básica: o número de pessoas atendidas. São 45.889.911 cidadãos que recebem dinheiro do governo federal. De acordo com oúltimo Censo realizado no país, a população total é de 169.799.170. Vamos dizer que a população tenha crescido 5% de 2000 até hoje, e arredondar pra cima: 180 milhões de pessoas vivem no Brasil. Dessas, 45 milhões precisam de ajuda governamental pra sobreviver. O número corresponde a 25% da população.
De cada 4 brasileiros, 1 é atendido pelo Bolsa Família. E eu, honestamente, não consigo julgar se isso é bom ou ruim. É uma tragédia que 1/4 da população precise desse tipo de ajuda, e seria pior ainda sem o programa. Mas o governo não deveria estar trabalhando pra aumentar a economia e diminuir a ajuda ao invés de aumentar a carga tributária pra poder aumentar a ajuda? O governo trabalha pra tratar os sintomas, mas não se preocupa em curar o paciente.
Ainda assim… são 45 milhões de pessoas a menos morrendo de fome. Mas o governo não deveria estar investindo em educação, pra que menos pessoas precisem do Bolsa Família? Não deveria estar investindo em infra-estrutura? Energia, transporte? Não deveria estar desonerando a produção pra gerar crescimento? Não deveria diminuir os encargos trabalhistas pra aumentar o emprego?
O governo deveria fazer tudo isso, é claro. Mas já que não se faz o que se deve, pelo menos 45 milhões de pessoas levam uma vida menos miserável.
Só que nessa toada, logo logo metade do país pagará impostos pra sustentar a outra metade.
Como vocês podem ver, eu tenho muito mais dúvidas que certezas. Se é que tenho alguma certeza.