O Profissional de Mídia
Para Edison Benetti, p. 185, sua função básica, em face dos objetivos/estratégias de mercado e comunicação, é propor caminhos (estratégias e táticas) para que a mensagem chegue ao público-alvo. Nesta tarefa, o profissional de mídia procura, através de pesquisas existentes, identificar meios e veículos de comunicação que atinjam o consumidor na qualidade e quantidade exigidos pelos objetivos de marketing.
- Recomendar esforços (cobertura/frequência);
- Propor continuidade (semana/meses no ano) linear ou não;
- Colocar a mensagem em espaços que dêem visibilidade (patrocínios de programas, participação em eventos, uso de vinhetas.). Segundo Roberto Corrêa, p. 24, o mídia é “responsável pela correta aplicação das verbas de propaganda junto aos veículos de comunicação, autorizando e respectivo controle da veiculação autorizada.”
Jack Z. Sissors e Lincoln J. Bumba, pg. 19, afirma que o planejamento de mídia consiste em uma série de decisões tomadas de modo a responder a pergunta “Quais são os melhores meios de se fazer chegar anúncios a compradores em potencial deste meu produto ou serviço?”.
Basicamente a função do mídia é planejar, negociar, executar e controlar a campanha de um cliente.
Relato de um diretor de mídia sobre sua profissão:
O começo da carreira não é muito diferente do início de uma série de outras profissões: há muitas tarefas operacionais - reservar espaços nos veículos, cuidar da parte burocrática do processo e por aí vai. Mas com o tempo, funções de mais pensamento e criatividade vão substituindo as funções musculares, e o cotidiano do profissional de Mídia passa a adquirir sua melhor configuração.
É importante mencionar que há profissionais especializados em Mídia em outros tipos de empresas - especialmente em anunciantes e veículos. As tarefas e o cotidiano são diferentes em relação ao que se faz numa agência, mas o expertise é semelhante.
Fonte: Entrevista Paulo Camossa, Diretor de Mídia para o site Brasil