O Professor é uma autoridade?
Adimar Garcia Machado1
“E suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. Mas (...), vendo o pensamento de seus corações, tomou um menino, pô-lo junto a si, e disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebeme a mim; e qualquer que me recebe a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande”2.
Desta maneira o Mestre JESUS, respondeu aos seus alunos, que reunidos ao seus pés, indagaram-no, acerca da autoridade no Reino dos Céus.
E
ensinando-os, disse-lhes: “Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos Céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos Céus”3.
Inicia-se o presente trabalho, que tem a finalidade de colaborar com uma das profissões mais abençoadas, o ”Professor”. Assim, como o Mestre teve os seus alunos e os ensinou, da mesma forma, capacita-nos para dar continuidade a esta missão tão gratificante, recheada de sabedoria. “Porque melhor é a sabedoria do que os rubis, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela”4.
Indaga-se sobre o enfrentamento desta profissão, e mesmo sem uma resposta, continua a árdua tarefa de educar, de ensinar, de lutar pelos sonhos, de elaborar
um
trabalho
que
seja
reconhecido
e
possa
contribuir
com
a
comunidade, se este é o termo ideal para ser usado.
Escreveu o educador (...). Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que
1
2
3
4
Professor de Noções Básicas de Direito no Colégio Estadual Professor José Guimarães. Curitiba-Pr.
Bíblia Sagrada. Livro de Lucas. O maior no Reino dos Céus. Capítulo 9-versos: 46/48.
Livro de Mateus. Ob. Cit., Capítulo 18-verso: 10.
Livro de Provérbios. Ob. Cit., Capítulo 3 – verso: 15.
1
defendia tinha a intenção de inquietá-los. (Paulo Freire).
Para responder a pergunta inicial, após ter feito um