O PROFESSOR DE HISTÓRIA NA DEFESA DE UMA EDUCACÃO INCLUSIVA
DANIELA CAROLINE DERBLI
O PROFESSOR DE HISTÓRIA NA DEFESA DE UMA EDUCACÃO INCLUSIVA
Manoel Ribas
2013
DANIELA CAROLINE DERBLI
O PROFESSOR DE HISTÓRIA NA DEFESA DE UMA EDUCACÃO INCLUSIVA
Trabalho apresentado às disciplinas Sociedade, Educação e cultura, Língua brasileira de sinais; Teoria da historia, historiografia; educação e inclusão; Seminário III da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
1 INTRODUÇÃO A presente produção textual tem como objetivo analisar a questão da diversidade e da inclusão no contexto educacional, com ênfase no papel do educador de historia.
A diversidade nas escolas é um tema bastante abordado ultimamente, acarretando muitas vezes uma certa tensão em meio aos alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar, afinal é difícil trabalhar em meio as diferenças, estas que muitas vezes não são bem aceitas e vistas. Construir um currículo com base nesta tensão é dificultoso e requer do professor de historia uma nova postura, novos saberes, novos objetivos, novos conteúdos e novas estratégias afinal a historia e o campo de estudo dos seres humanos no tempo. É necessário reformular o currículo e os métodos de ensino, com base em perspectivas, necessidades e identidades das classes sociais e da riqueza cultural de nossa sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
Logo após o Período Colonial o Brasil abriu-se às novas culturas, e hoje o que vemos na sociedade é o resultado da integração de imigrantes de todas as partes do mundo que hoje constituem o povo brasileiro.
Nos tempos atuais, não se necessita de imigração, para que os povos atribuam a sua própria cultura fatores que são externos a ela, o fenômeno globalização tem papel fundamental nesse processo, já