O Processo Migratório
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA...............................................4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este presente trabalho procura esclarecer qual é o perfil migratório deste século, analisando a influência dos avanços tecnológicos e polos educacionais na migração atual, através de definições, exemplos, comparações e análises. Além disso busca observar quais os reflexos da Globalização diante das desigualdade sociais tão gritantes, também as perspectivas migratórias considerando-se, as diferenças regionais, de renda e salário. E até que ponto tal fenômeno contribui para a diminuição de tantas contradições.
E principalmente identificar a participação do Estado diante de tais movimentos migratórios globalmente.
2 DESENVOLVIMENTO
A Globalização gera o trânsito a migração, o intercâmbio, seja de pessoas, de ideias, de informações, de tecnologia, de vírus, de doenças, entre outros e em diferentes dimensões. George Martine em seu artigo “A Globalização Inacabada – migrações internacionais e pobreza no século 21”, coloca que o horizonte do migrante não se restringe à cidade ou país mais próximo, “O migrante vive num mundo onde a globalização dispensa fronteiras, muda parâmetros diariamente...”
Martine, 2005, coloca que o resultado da globalização diverge do que se propõe, “Muitos países crescem pouco ou nada e, enquanto isso as disparidades entre pobres e ricos aumentam.” E frisa ainda “Em resumo, o aspecto mais notório da globalização na atualidade, é sem dúvida, o crescente predomínio dos processos financeiros e econômicos globais sobre os nacionais e locais.”
George enfatiza ainda “o ponto de partida para a formulação de políticas migratórias consistiria na revalorização dos aspectos positivos da migração, e na redução progressiva de seus efeitos negativos”. Assim afirma: “A globalização