O processo Empreendedor
1. Introdução
2. O que é empreendedorismo
3. O processo empreendedor
4. Plano de Negócios
5. Empreendedor
6. Administrador
7. Administrador x Empreendedor
8. Ideias x Oportunidades
9. Riscos do Empreendedor
10. Recomendações para ser um bom empreendedor
11. Casos de empreendedores
a) Caso de sucesso
b) Caso de insucesso
Introdução
Neste trabalho, vamos desenvolver um pouco sobre o que é ser um empreendedor. Arriscar é uma coisa que nem todas as pessoas têm o poder, ou a qualidade, de fazer. É muito importante conhecer o trabalho de um empreendedor, saber dos riscos que esses possuem no momento em que escolhem o caminho do empreendedorismo, obter algumas informações e recomendações, entre outros tópicos importantes. Esperamos levar, neste trabalho, um pouco do nosso conhecimento do espírito empreendedor e ajudar, aqueles que pensam em seguir essa carreira.
O QUE É EMPREENDEDORISMO?
O empreendedor não é somente um fundador de novas empresas ou o construtor de novos negócios. Ele é a energia da economia, a alavanca de recursos, o impulso de talentos, a dinâmica de idéias. Mais ainda: ele é quem fareja as oportunidades e precisa ser muito rápido, aproveitando as oportunidades fortuitas, antes que outros aventureiros o façam. O termo empreendedor vem do francês entrepreneur(Séc. XII), significa aquele que assume riscos e começa algo novo. O espírito empreendedor está presente em todas as pessoas que, mesmo sem fundarem uma empresa ou iniciarem seus negócios, estão preocupadas e focalizadas em assumir riscos e inovar continuamente.
O grande economista Schumpeter dizia que é o empreendedor que movimenta a sociedade e a inova. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo, esse é o papel do empreendedor. Não é necessário possuir os meios necessários à criação de sua empresa.
O empreendedor é motivado pela liberdade de ação,