O Processo de Verticaliza o na cidade de Montes Claros MG Centro
Cristiane Veloso da Silva1
Lorena Rodrigues2
Maria Fernanda Nobre3
Nathalia Newton4 Solange Lins5
Josiane Brant6
RESUMO: A verticalização urbana é uma das aparências de análise que acompanham o complexo e dinâmico processo de urbanização brasileiro. Possuem características e finalidades, pela grande maioria, de comércio e residência. Dessa forma para melhor conhecer as verticalizações existentes desta cidade de Montes Claros, Minas Gerais, os acadêmicos do terceiro período de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Pitágoras, efetuaram uma pesquisa de caráter quantitativo, de campo e documental no Centro desta cidade. A amostra foi coletada através de um formulário estruturado por cinco questões a respeito do tema, preenchidas conforme dados disponibilizados pelo Corpo de Bombeiro de Montes Claros-MG. Com a pesquisa analisada, obteve um resultado no qual mostra os vários tipos de construções, em questão de tamanho, localização, variadas funções e quanto a Lei de Uso e Ocupação do solo, para saber se estão dentro das normas ou não.
Palavras-chave: Verticalização. Centro de Montes Claros-MG. Verticalização no Centro.
1. INTRODUÇÃO
Num contexto globalizado da qual o desenvolvimento urbano esta evidenciado, destacam-se transformações acentuadas no espaço das cidades.
Para Macedo (1987), por exemplo, a verticalização é com certeza, um dos grandes responsáveis pelas alterações morfológicas e funcionais de amplos segmentos da paisagem urbana, criando solos superpostos, possibilitando a sua multiplicação revalorizando o espaço pelo aumento do potencial de aproveitamento.
Conforme Scussel (2007) pode-se entender que as transformações que se vão operando, em virtude das atividades locais e de toda a cidade, têm impacto decisivo na qualidade desses espaços.