O Processo de Terceirização
As empresas estão sempre buscando o maior lucro e para haver lucro ou eles vendem mais caro ou reduz os custos, mais se conseguir os dois e bem melhor para a empresa. Entre os custos existem algumas coisas como o pessoal que trabalha com vendas e manutenção, estes custos geralmente apresentam com a matéria prima os maiores custos de uma empresa pois a matéria não tem como reduzir então sobra para a mão de obra. Sendo assim as empresas acabam terceirizando algumas de suas áreas, onde geralmente a manutenção e logísticas são as mais que buscam terceirizar.
A terceirização está baseada no processo pelo qual uma empresa deixa de executar uma ou mais atividades realizadas por trabalhadores diretamente contratados e as transferem para outras empresas. Nesse processo a empresa que é terceirizada é chamada empresa terceira ou contratada.
Mais afinal o que é terceirizado? Seria a atividade e não a empresa ou o trabalhador, que não é terceirizado, mas faz parte do processo de terceirização. O processo de terceirização da produção e da prestação de serviços no Brasil e em quase todos os países capitalistas, desenvolveu-se como parte de rearranjo produtivo iniciado na década de 70 do século XX, a partir da terceira revolução industrial e que se prolonga até os dias de hoje. São mudanças importantes na organização da produção e do trabalho, no caso especifico da terceirização na relação entre empresas.
Em uma organização deve-se levar em conta a diversos fatores de interesses, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade que se tem interesse em terceirizar. A terceirização precisa estar conforme com os objetivos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados compatível com os serviços orgânicos sem os problemas burocráticos.
Dentro dessas atividades estão as atividades de meio que são aquelas fazem parte do processo de apoio à produção do bem ou do serviço que é a razão de ser da