O processo de socialização na infância
NOME: LISANDRA CRISTINA BOAVENTURA PUPO
RA: 4656892548
2ª SÉRIE B
ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA TUTORA CARLA DE OLIVEIRA
2012
O processo de socialização na infância
Dentre os processos de socialização a que passamos durante toda a vida, podemos destacar como principais os que passamos no período da infância, pois são os que trazem ao indivíduo os principais traços de personalidade, que serão levados por toda sua vida.
As situações passadas na infância, os ensinamentos aprendidos através da família e na escola, quando crianças são os mais marcantes, pois são geralmente o primeiro contato com o novo, fazendo que estes aprendizados se sobressaiam sobre outros adquiridos no período da adolescência e fase adulta. Na verdade o que sabemos que sempre as primeiras marcas é que se leva para vida toda, uma criança que teve uma família carinhosa, tende a ser carinhosa com os seus próximos na fase adulta, uma criança que sofreu algum tipo de violência, tende a levar essas marcas para toda a vida, não que isso seja em todos os casos, porem na maioria das vezes é o que acontece. Um exemplo pessoal, nasci de família humilde que veio do interior, não tem muitos estudos e hoje não busca os estudos devido a varias obrigações que surgem ao longo dos tempos, em contrapartida já me formei no ensino médio, estou fazendo minha primeira graduação e não penso em parar por aqui, continuo buscando a humildade sempre, nunca deixando minhas raízes, ou seja, permanece o primeiro ensinamento que são: honestidade, humildade e etc., mas aprendi outras coisas, como estudar para ser melhor.
A familia, a escola, os meios de comunicação social e outras instituições sociais que compõem a sociedade são os respónsáveis, ou seja, são os agentes de socialização.
A familia é a base afetiva do individuo, é a esta que se delega a responsabilidade de satisfazer as necessidades básicas da criança logo que nasce, para, além disto, a transmissão de cultura que envolve