O Processo de Redemocratização
Após uma aliança entre PMDB e dissidentes do PDS, Tancredo Neves foi eleito presidente, porém com o falecimento dele por diverticulite, em 1985, José Sarney, vice-presidente, assumiu a presidência, ainda despreparado, não sabia como lidar e agir em relação à economia, desta maneira, todas as suas tentativas (Plano Cruzado, Plano Bresser e Plano Verão) de reavê-la fracassaram. Sarney fazia parte do partido que sustentou o antigo regime, isto é, não houveram mudanças políticas significativas, tudo permaneceu e a Nova República foi apenas mais uma etapa da transição. (BRUM, p.400).
Com a promulgação da constituição, seria uma garantia da cidadania e de muitos outros privilégios, porém, na prática os direitos trazidos contradiziam os conquistados, também houve excesso de detalhes, tornando a ação do Estado lenta (CARVALHO,2002) . Em paralelo a política e a economia, os assistentes sociais buscavam a modernização da prática profissional, tendo como primeiro passo o acolhimento da teoria Marxista como referência analítica, neste contexto, o Serviço Social começou a ganhar certa autonomia, mudando o currículo nacional da profissão.
Na transição década de 80 à 90, os valores de mercadorias eram inconstantes hora muito altos hora muito baixos, pessoas perdiam dinheiro com mudanças nos preços, em parte pelo insucesso dos planos econômicos. Sendo assim, o governo de Sarney se encerrou sem avanços econômicos, em contrapartida, a sociedade avançou tranquilamente de ditadura para democracia, incluindo os avanços em expectativa de vida, da participação da mulher no mercado de trabalho, a queda da taxa de analfabetismo e da taxa de fertilidade etc. Iniciaram com a valorização da democracia em