O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZA O DO SERVI O SOCIAL Macrina
1236 palavras
5 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Esse presente trabalho objetiva expor o conceito de Serviço Social, sua trajetória no Brasil, seu real objeto de estudo e a necessidade do assistente social estar alerta e também consciente da sua função a desempenhar na sociedade. Contextualizar o Serviço Social é fazer uma reflexão acerca das questões sociais, é pensar no próximo, é ter consciência da sua função, é conhecer sua história, como também as modificações e avanços por qual essa área passou e vem passando. O Serviço Social surgiu a partir da emergência de intervir nos problemas que envolviam uma determinada localidade, mediante isso propondo soluções para que fossem amenizados tais problemas e possibilitando assim uma convivência humana mais justa e digna.
MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se insere de meios científicos multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para uma analise crítica e intervenção nos diversos âmbitos da questão social, deste modo, no conjunto de desigualdades que se geram do transtorno entre a humanização da produção e a ocupação privada dos resultados do trabalho, colocados nos mais diversos campos, como a educação, saúde, lazer, assistência social, previdência, habitação, etc., com a função de planejamento, coordenação, administração, execução e auxilio das políticas, dos programas e serviços sociais, o profissional de serviço social consolida sua intermediação nas relações entre os homens no habitual da vida social, através de uma atuação global de característica socioeducativo e de prestação de serviços.
Depois de, o Serviço Social exceder a visão do homem como objeto profissional. Modifica-se à concepção de que a condição deste