O processo de cuidar em oncologia - o cuidado de enfermagem em sistemas de rede
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Enfermagem
Curso de Especialização em Enfermagem Oncológica
Maria Gilvani Kinel Bolomini
Módulo IV – O processo de cuidar em oncologia - o cuidado de enfermagem em sistemas de rede
Atividade 5 - Síntese reflexiva sobre os aspectos culturais, psicossociais e éticos e sua relação com os sobreviventes por câncer.
A medicina caminha a passos largos para o tratamento de muitos dos problemas de saúde que afligem a população.
Novas técnicas, medicamentos de última geração, muita pesquisa. Tudo com objetivo de prolongar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Apesar dos avanços da medicina no tratamento do câncer e do aumento de informações veiculadas pela mídia, o câncer ainda equivale, muitas vezes, a uma"sentença de morte", comumente associado a dor, sofrimento e degradação. O significado que um diagnóstico de câncer tem para um individuo em particular é altamente pessoal dependem de características individuais, tais como: história de vida, contexto cultural e social, espiritualidade e opção sexual.
Os resultados no tratamento do câncer não dependem apenas de fatores ligados a doença. Além do estadiamento clinico, tipo histológico do tumor, condições gerais do individuo, planejamento e protocolo terapêutico, são fundamentais na sobrevida a reintegração familiar, social e a qualidade de vida.
De modo geral, a formação cultural influencia na vida das pessoas em diversos aspectos: suas crenças, comportamentos, percepções, emoções, linguagem, religião, rituais, estrutura familiar, dieta, modo de vestir, imagem corporal, conceitos de tempo e espaço, atitudes frente à doença e outras desventuras, podendo todos, apresentar implicações para a saúde e para a sua assistência.
A partir do diagnostico e para uma avaliação da qualidade de vida, um individuo com câncer é considerado um sobrevivente. Durante a experiência, o individuo primeiro luta para vencer a doença e