O processo de controle no bradesco
1)Numa empresa em que todos os funcionários são donos, qual a importância da liderança? Maior ou menor do que em uma empresa tradicional, em que há um proprietário? R: A liderança e muito importante, pois conduz um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados.com habilidades de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva. Em uma empresa onde ela tem muitos donos é maior, pois leva em considera a opinião de varias pessoas.
2)Qual o estilo de liderança apropriado, nas relações entre colegas que compartilham a propriedade da empresa? O estilo deve ser obrigatoriamente democrático?
R: Democrático. Não porem o democrático o líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.
3)As empresas autogeridas, como a Coopermambrini, comprovam a hipótese de que, em condições apropriadas, todos podem ser líderes? | | |
R: Sim, porem e necessário buscar metas e conhecer muito bem nossos concorrentes, o mercado e as tendências, para poder analisar e planejar as ações, o líder precisa saber lidar com diversos tipos de pessoas, humores, historias de vidas, aptidões, etc., buscando transformar cada ponto fraco em virtude, através de treinamentos constantes e metas desafiadoras, colocando cada um para desempenhar suas funções com a máxima excelência.
4)Se você fizesse parte de uma empresa autogerida, você preferiria participar de todas as decisões importantes ou sugeriria aos colegas que contratassem administradores profissionais, para “mandar” em vocês?
R: Pediria para os colegas contratarem profissionais, não para mandar mais sim para ajudar nas tomadas de decisões, verem o que e mais benéfico para a o grupo.
5)Algumas empresas autogeridas não conseguiram sobreviver e muitas continuam enfrentando dificuldades de administração. Em sua opinião, a autogestão produz resultados melhores,