O processo de colonização de mato grosso
Porém o Tratado de Tordesilhas acabou não dando certo e foi criado um novo tratado, o Tratado de Madrid juntamente com o papa, e acabou anulando o Tratado de Tordesilhas.
O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO
Mato Grosso foi colonizado por bandeirantes e outros exploradores no século 16 que descobriram ouro na região. No início do século 20 a economia do Estado desenvolveu-se com base na agropecuária. Em 1977, parte do Estado foi desmembrado para a criação do Mato Grosso do Sul.
A ORIGEM DO NOME MATO GROSSO
Em 1734 a Vila Real do Senhor do Bom Jesus de Cuiabá estava quase despovoada, foi que os irmãos Fernando e Artur Paes de Barros, em busca dos índios Parecis, descobriram um veio aurífero nas margens do rio Galera, no vale do Guaporé onde deram o nome de Minas do Mato Grosso por ter uma área de mata fechada ‘grossa’ como era chamada na época. Nas margens desse rio e pela região surgiram diversos arraiais de mineradores, os chamados garimpos.
CRIAÇÃO DA CAPITANIA DE MATO GROSSO
A descoberta do ouro trouxe para cá um governo metropolitano (de Portugal), a migração da população para outros locais e capitanias, bem como as constantes invasões dos espanhóis, forçaram a criação da Capitania de Mato Grosso, desmembrando, portanto da Capitania de São Paulo em 09 de maio de 1748 e para governá-lo foi nomeado o fidalgo português, Antonio Rolim de Moura, sendo o primeiro capitão-general dessa capitania.