O PROCESSO DA PESQUISA
Definição do problema e objetivos da pesquisa: É quando se precisa da resposta pra determinada pergunta. Ex: quando uma equipe de desenvolvimento precisa saber qual preço que os consumidores estão dispostos a pagar por determinado produto. O profissional descreve o problema e que tipos de informações possam ajudá-los a tomar uma decisão.
Desenvolvimento do projeto de pesquisa: É o processo de como vai ocorrer à coleta de dados, e como estes dados serão analisados. É o escolher o método mais adequado para a realização da pesquisa.
Coleta de informações: Esta etapa é a mais sujeita a erros, pois depende da colaboração dos entrevistados, que, além disso, podem dar respostas tendenciosas e não sinceras. Desta forma, a aplicação do questionário deve ser feita da melhor forma possível, e o entrevistador deve agir de forma imparcial.
Análise das informações: O pesquisador tabula os dados nesta etapa, com o objetivo de interpretar os dados coletados e tirar conclusões. Diversas formas de análise podem ser utilizadas, sendo assim, esta decisão fica a critério do pesquisador.
Apresentação dos resultados: Consiste na elaboração de relatórios com dados sobre a pesquisa, apresentando a metodologia empregada, e a conclusão. Esta apresentação servirá como base para tomadas de decisão. Tomada de decisão: a avaliação da pesquisa de marketing é muito importante, e quem a faz, deve saber que informações procurar. Por meio das respostas obtidas, o solicitante deve tomar um posicionamento, se deve ou não continuar com o projeto.
PESQUISA EXPLORATÓRIA: Fornece conhecimento sobre um tema desconhecido. Gera hipóteses. Utiliza fontes secundárias, estudo de casos, experiências, observações informais, livros.
PESQUISA QUANTITATIVA: Garante a precisão dos resultados e evita distorções de análise e de interpretação. Permite a mensuração de opiniões, reações, hábitos e atitudes em um universo, por meio de uma mostra que o represente estatisticamente.