O processo da motivação
A identificação de um motivo auxilia na compreensão do comportamento humano porque pode explicar várias atividades. Ex.: motivo de afiliação:pode levar o indivíduo a participar de um clube ou de um movimento político.
2. O que, principalmente, caracteriza um comportamento motivado?
Comportamento motivado: quando há forte energia despendida e dirigido a um objetivo ou meta.
3. Que diferenças podem ser apontadas entre os conceitos de: motivo, incentivo, impulso e necessidade? Ilustrar a resposta com exemplos.
Incentivo: objeto ou condição ou significação externa para o qual o comportamento se dirige; incentivo positivo: aquele na direção do qual o comportamento se dirige (alimento, dinheiro, sucesso) incentivo negativo: ferimento, isolamento social).
Impulso: considerado a força que põe o organismo em movimento. Entendido como a conseqüência de uma necessidade. A fome é um impulso, conseqüência da necessidade de alimento. É a fonte de energia dos motivos de sobrevivência. Difere de motivo porque não dá direção definida ao comportamento, é apenas seu ativador. Mais ligado aos aspectos fisiológicos como a fome e a sede (naturais da espécie, presentes no nascimento ou surgem por efeito da maturação); podem ser influenciados pela aprendizagem.
Quando se trata de motivos mais complexos, como o de realização, prestígio, se emprega o termo necessidade.
4. A aprendizagem exerce uma influência no processo de motivação? Explicar a resposta.
Motivos aprendidos: aprovação social, valorizar e almejar o dinheiro, estímulos que adquiriram o valor de incentivos porque foram associados à satisfação de necessidades básicas (comer, vestir).
5. Existe relação biunívoca entre motivos e comportamentos? Explicar a resposta.
Um mesmo comportamento pode ser o resultado de vários motivos atuando ao mesmo tempo. O bom desempenho da profissão, motivado para