o prnsamento educacional de Émile Durkhein

1742 palavras 7 páginas
União das Faculdades dos Grandes Lagos
PEDAGOGIA 1º PERIODO

Gislene Bôto da Silva

O Pensamento Educacional de Émile Durkhein

São Jose do Rio Preto
2014

Émile Durkheim nasceu em 1858 em Epinal, no noroeste da França e faleceu em Paris, no ano de 1917, após a morte de seu único filho, dois anos antes, no front de salonique, lutando pelo exército Francês, durante a 1ª Grande Guerra Mundial. Seguidor do Augusto Conte e Kant contribuiu muito para a evolução da Sociologia como ciência na França, suas idéias influenciavam gerações de seguidores tais como Político, Pesquisadores e grande parte de educadores.
Influenciado pela pedagogia tradicional, suas técnicas na produção em massa, e bases nazista são exemplo da afirmação anterior.
Tendo como entendimento a educação como poderosa fonte de moral coletiva, e futuro da sociedade capitalista.
Na visão de Durkheim o individualismo é o maior inimigo para a constituição com a evolução da sociedade moderna muito se perdeu, pois o interesses pessoais são distintas e a consciência individual é mais presente e esse é o maior desafio para o avanço da sociedade.
Esses pensamentos se devem muito em questão ao um período da vida de Durkheim muito conturbado, crises econômicas, o crescimento urbano e o nascimento da 1º Guerra Mundial
Esse processo social foi acompanhado pelos os avanços da crise econômica de 1870, uma crise de superprodução de mercadorias acompanhadas do crescimento da miséria, violência e falência de varias empresa um verdadeiro caos.
Esses acontecimentos foram de grande inspiração para o desenvolvimento das idéias Durkheim, Ele percebia um futuro incerto da sociedade capitalista, discordando ate do otimismo de seu mestre Auguste Comte que acreditava que a crise era um avanço da sociedade das maquinas, um exemplo da materialização de contradições inconciliáveis sobre a crise. Para alguns era levaria a um desastroso colapso de todo o modo de produção capitalista, já

Relacionados