O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA
MOGI DAS CRUZES
2014
O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA
Trabalho
de
conclusão
de
curso
apresentado ao curso de Administração da Universidade de Mogi das Cruzes como parte
dos
requisitos
para
obtenção do grau de Bacharel em
Administração.
Professora Orientadora: Carla Alessandra Branca Ramos da Silva
MOGI DAS CRUZES
2014
UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA
PÁGINA DE APROVAÇÃO
Prof. Nota
_______________________________________________________________
_
Prof. Nota
Média Final: ________________
RESUMO
A Administração Pública é regulamentada por princípios que podemos encontrar discriminados na Constituição da República Federativa do Brasil
(Constituição Federal), no artigo 37. Os princípios citados no artigo da
Constituição Federal relacionado neste parágrafo é o fundamento de toda a atividade administrativa e também regulam todas as ações dos órgãos públicos e de seus gestores e servidores.
Os princípios inscritos integralmente no texto constitucional foram: legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. No entanto, em 1998, o neoliberalismo, a ordem econômica instalada no mundo, por meio da globalização, fez com que o Brasil realizasse uma reforma administrativa, que culminou com a inclusão de um novo princípio ao rol dos já existentes, denominado de o princípio da eficiência.
Sua adição, esta que aconteceu por meio da Emenda Constitucional nº
19, de 04/06/1998, veio para garantir que a gestão de tudo o que refere à coisa pública, ou seja, seja cada vez menos burocrática e alcance seus objetivos de forma mais rápida e conveniente, respondendo às perspectivas da sociedade, às pressões externas e alcançando o resultado pelo qual se espera.
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir, de uma forma simplificada, alguns pontos importantes do princípio da eficiência, seu fundamento e