O Principe
O livro mostra o pensamento político de Maquiavel , nela ele expressou os seus sentimentos de desejo de ver uma Itália poderosa e unificada. Expressou também a necessidade de um monarca com pulso firme, determinado que fosse um legítimo rei e que defendesse seu povo independente dos meios que tiver que usar . Ele foi muito criticado pelas idéias que ele defendeu . A obra-prima de Maquiavel pode ser considerada um guia de conselhos para governantes, dizendo o que ele deve e não deve fazer ,como deve agir com seus súditos , como cuidar de suas finanças . O tema central do livro é o de que para permanecer no poder, o líder deve estar disposto a desrespeitar qualquer consideração moral , isto é , tomas medidas que podem ser consideradas cruéis se for necessario para proteger seu povo e o seu governo . Maquiavel escreveu que um país deve ser militarmente forte e que um exército pode confiar somente nos cidadãos de seu país – um exército que dependia de mercenários estrangeiros era fraco e vulnerável.
Quando queremos dizer que alguém é ardiloso, astuto ou pérfido, costumamos dizer que é maquiavélico, isto vem de que as vezes é necessário tomar medidas muitas vezes consideradas contra a ética e violentas para atingir um objetivo ( um bem maior ) .
O principe deve ser amado e temido ao mesmo tempo , mas se não puder ser os dois , é melhor ser temido . ( De mandeira moderada , um não funciona sem o outro ).
Amor de mais = liberdade de mais ao povo , o principe seria comandado pelo povo
Ser temido de mais = geraria um ódio da parte do povo
"Mate se for preciso , mas alcance seu objetivo
deve-se cometer todas as crueldades de uma só vez, para não ter que voltar a elas todos os dias... Os benefícios devem ser oferecidos gradualmente, para que possam ser melhor apreciados.”
'Quem quiser praticar sempre a bondade esta