o principe na contemporanea
BIOMEDICINA
Lorena das Virgens do Espírito Santo
Milena Santos Oliveira
Rosevânia Correia da Silva Cerqueira
O PRÍNCIPE: CAPÍTULOS IV, V E VI
Salvador – Ba
2014
Lorena das Virgens do Espírito Santo
Milena Santos Oliveira
Rosevânia Correia da Silva Cerqueira
O PRÍNCIPE: CAPÍTULOS IV, V E VI
Resenha sobre os capítulos do texto O Príncipe de Maquiavel. Apresentada à disciplina Filosofia e Ética, ministrada pela professora Norma Mendes, como critério de avaliação no curso de graduação em Biomedicina da Faculdade Regional da Bahia.
Salvador – Ba
2014
BIOGRAFIA DE MAQUIAVEL
Maquiavel nasceu em Florença, na Itália, no ano de 1469. Seu pai era advogado e membro de uma proeminente família italiana.
Segundo o historiador Garin, a família de Maquiavel não era aristocrática nem rica. Seu pai, advogado como um típico renascentista era um estudioso das humanidades, tendo se empenhado em transmitir uma aprimorada educação clássica para seu filho. Maquiavel com 12 anos, já escrevia no melhor estilo e, em latim.
São escassa as informações sobre Maquiavel até ele entrar no serviço da República de Florença, após a queda do governo clerical de Savonorola.
Nicolau Maquiavel apesar do brilhantismo precoce, só em 1498, com 29 anos exerce seu primeiro cargo na vida pública. Foi nesse ano que Nicolau passou a ocupar a segunda chancelaria. Isso se deu após a deposição de Savonarola, acompanhado de todos os detentores de cargos importantes da república florentina. Nessa atividade, cumpriu uma série de missões, tanto fora da Itália como internamente, destacando-se sua diligência em instituir uma milícia nacional. Serviu na administração da República de Florença, de 1498 a 1512, na segunda Chancelaria, tendo substituído Adriani, e como secretário do Conselho dos Dez da Guerra (Dieci di Libertà et Pace), a instituição que na Signoria tratava da guerra e da diplomacia.