O principe de nicolau maquiavel com citações
Escola de Ciências Humanas e Sociais
Curso de Relações Internacionais
Bruno Cardoso Alves da Silva
Manaus, 2013
Bruno Cardoso Alves da Silva
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Introdução á Disciplina Ciências Políticas, do Curso de Relações Internacionais, no Centro Universitário do Norte.
Prof. Mestre Paula Ramos
Manaus, 2013
1. Formas de Governo
No que discorre na obra de Nicolau Maquiavel “O Príncipe’’ e de acordo com as épocas por ele retratadas existem duas formas de Estados: as repúblicas e os principados, dos principados existem os hereditários e os novos. “Todos os Estados, todos os domínios que tem havido e que há sobre os homens, foram e são repúblicas ou principados”. Os principados ou são hereditários, cujo senhor é príncipe pelo sangue, por longo tempo, ou são novos.” (MAQUIAVEL, 2013, p17). 1.1 Republica
A ideia de Republica que se tinha no tempo do renascimento, era das experiências das civilizações Greco-Romanas principalmente pela experiência romana de república e a influência forte dos primeiros autores políticos gregos dos quais o principal foi Aristóteles que em seu livro política descreve diversas formas de governos As repúblicas apresentariam três formas: a aristocrática, na qual uma maioria de governados se encontra diante de uma minoria de governantes, tal como Esparta; a democrática em sentido restrito, em que uma minoria de governados se acha diante de uma maioria de governantes, como em Atenas; e a democracia ampla, quando a coletividade se autogoverna, isto é, o Estado se confunde com o governo, como em Roma após a instituição dos tribunos da plebe e a admissão do povo à magistratura.
1.2 Principados Hereditários
Os principados