O principe de maquiavel
1º Fale sobre o contexto em que Maquiavel escreveu “O Príncipe”.
O livro O príncipe foi escrito em 1513, e publicado em 1532, o contexto da época de sua criação foi sem duvida a situação política que vivia a Itália, na qual se encontrava dilacerada pela desunião entre as cidades provocadas pelas invasões estrangeiras. Diante disso Maquiavel desenvolveu um novo pensamento político com a ânsia de unificar a Itália e criar um novo Estado administrado por um único soberano.
2º Como Maquiavel percebe a natureza humana? E de que modo, segundo ele, deve agir o príncipe ou governante ante essa natureza?
Maquiavel percebe a natureza humana como sendo naturalmente má, uma vez que o individuo é desprovido de escrúpulo e voltado apenas a seus próprios interesses. Diante dessa natureza ele afirma que para um príncipe ou um governante conquistar ou permanecer no poder é necessário inspirar ao mesmo tempo amor e ódio, isto é, é melhor ser temido do que amado,porém, o governante tem que ser dotado de cinco virtudes: clemência, benevolência, humanidade, retidão e religiosidade, a fim de evitar fazer coisas que o façam ser odiado, ou seja, não deve confiscar propriedades nem mostrar desinteresses para com os súditos.
3º Apresente fragmentos da obra em estudo nos quais o autor aborde cada um dos temas a seguir: a) Conquista do poder
Fazer com que a linhagem do antigo príncipe seja extinta e não alterar nem as leis e nem os impostos, passar a habitar no país, instalar colônias e defender os mais fracos. b) Preservação do poder
Extinguir a linhagem do antigo príncipe, não modificar nem a lei nem os impostos e morar nas terras que foram conquistadas.
c) Obtenção de Alianças/Negociações/Acordos Políticos
d)