O primo basílio, de eça de queiroz
SOBRE O AUTOR
INTRODUÇÃO
José Maria Eça de Queiroz foi um importante romancista português do século XIX. Nasceu em 25 de novembro, de 1845, na cidade portuguesa de Póvoa de Varzim.
VIDA ARTÍSTICA
Aos 16 anos de idade, foi estudar Direito na cidade de Coimbra. Seus primeiros trabalhos como escritor apareceram no Jornal Gazeta de Portugal. Trabalhou como administrador municipal no município de Leiria. Trabalhou também como cônsul de Portugal na Inglaterra. Esta época foi uma das mais produtivas de sua carreira.
Foi discípulo do escritor francês Gustave Flaubert, de quem recebeu grande influência literária. Eça de Queiroz foi um dos pioneiros da literatura realista em Portugal.
Abordou, em suas obras, diversos temas. Porém, podemos observar algumas características comuns em seus romances, como, por exemplo, abordagem de temas cotidianos, descrição de locais e comportamento de pessoas, pessimismo, ironia e humor.
Eça de Queiroz morreu na cidade de Paris em 1900. Suas obras foram traduzidas em várias línguas. É considerado até os dias de hoje como sendo um dos principais representantes do realismo português.
PRINCIPAIS OBRAS DE EÇA DE QUEIROZ
* A Cidade e as Serras * A Ilustre Casa de Ramires * A Relíquia * A Tragédia da Rua das Flores * As Farpas * Contos e Prosas Bárbaras * O Crime do Padre Amaro * O Mandarim * O Mistério da Estrada de Sintra * O Primo Basílio * Os Maias * Uma Campanha Alegre
PERSONAGENS
* Jorge - é engenheiro e trabalha no Ministério das Obras Públicas. Bonito, tem a barba por fazer, muito fina e frisada. Veste-se com gosto, aprecia a ordem. Não é muito sentimental, não vai a botequins, não sai regularmente com amigos, mantendo-se sério desde que era solteiro, em seus tempos de estudante.
* Luísa - moça loira de olhos castanhos. Sua vida é muito vazia e torna-se uma mulher fútil. Até a chegada de Basílio, não carrega arrependimentos nem culpas. Está sempre