O PRIMO BASILIO
GABRIEL DE SOUZA ALEXANDRINO
JOÃO OLIVEIRA CRUZ
O PRIMO BASÍLIO
EÇA DE QUEIRÓS
BARUERI
2014
GABRIEL DE SOUZA ALEXANDRINO
JOÃO OLIVEIRA CRUZ
O PRIMO BASÍLIO
EÇA DE QUEIRÓS
Trabalho da disciplina de português apresentado ao curso de Manutenção e Suporte de Informática, da escola ITB Moacyr Domingos Sávio Veronezzi, como requisito a aprovação da orientadora (o).
Orientador (a): Prof. Heyde
BARUERI
2014
MOVIMENTO LITERÁRIO
Eça de Queirós escreve suas primeiras obras com características do romantismo. Principais características:
Liberdade de criação e de expressão
Nacionalismo
Estoicismo Medievalismo Tradições populares Individualismo, egocentrismo
Pessimismo
Escapismo Crítica social
Mas já sua segunda fase pertence ao realismo. Características:
O excessivo subjetivismo romântico é substituído pela descrição da realidade (e da relação do homem com a sociedade). Influência de movimentos políticos (socialismo, comunismo, anarquismo etc.). A ciência se afirma como único método para se conhecer, efetivamente, realidade. Novos campos do conhecimento (como a sociologia e a psicologia) influenciam a literatura. O "eu" literário não será mais fruto da espontaneidade ou da emotividade, como no Romantismo, mas de uma reflexão muitas vezes aguda e sempre consciente dos limites que a sociedade impõe ao homem - e das angústias e insatisfações daí decorrentes.
Eça de Queiros
José Maria Eça de Queirós, nascido em 1845. Estudou direito na Universidade de Coimbra. Ligou-se por essa ocasião ao grupo renovador chamado “Escola de Coimbra”, Responsável pela introdução do Realismo em Portugal. Eça não participou diretamente da “Questão Coimbra” - 1865 -, a polêmica em que jovens defensores de novas idéias literárias,