O pricipe
O tratado possui 26 capítulos além de uma dedicatória ao Duque de Urbino Lorenzo II de Médici. Mediante conselhos, sugestões e ponderações realizadas a partir dos acontecimentos anteriores na esfera política, o livro pretendia ser uma forma de ganhar confiança do duque, que lhe concederia algum cargo. Contudo Maquiavel não alcançou suas ambições.
Este livro sugere a expressão os fins justificam os meios, significando que não importa o que o governante faça em seus domínios, desde que seja para manter-se como autoridade, entretanto a expressão não se encontra no texto, mas tornou-se uma interpretação tradicional do pensamento maquiavélico. Esta obra revela a consciência diante do perigo da divisão política da península em vários estados, que estariam expostos a mercê das grandes potências europeias.
O livro mostra à realidade por trás dos sonhos, que não é tão mágica quanto se pensa, da imaginação que temos de um príncipe, diferentemente das fábulas a vida real e dura e nem sempre promissora, não é bela, é perigosa e terrorista. Por trás de todo grande homem existe um garoto que á brincou de ser príncipe.
Este livro esta inserido no filme por também falar de como um príncipe deve agir perante a sociedade, para que ela o obedeça e o siga em suas decisões, onde as pessoas não podem tomar decisões e sim o príncipe escolhe por