O preconceito racial
RA:
ETAPA 1
Descriminação Racial no Brasil
O Preconceito Racial É o modo de pensar, em que se da grande importância à noção da existência de raças humanas diferentes e superiores umas às outras. Como por exemplo: pessoas de peles claras e pessoas de peles escuras ( negros e brancos).
Racismo-> é a ideologia que postula a existência de hierarquia entre grupos humanos, que no caso em tela pode ser traduzida na pretensão da existência de certa hierarquia entre negros e brancos.
Na desigualdade são desenvolvidas imaginações que é ai que encontra varias culturas, como raça, etnia e vem o preconceito a descriminação causada com muita tolerância faz com os pensamentos se compõem e abrange uma ética sem liberdade. Ocorrem casos de discriminação racial dentro da escola. O Brasil é representado por 45,5% de pessoas negras, mas com níveis de escolaridade menor que os de cor branca. Muitas pesquisas afirmam que há uma diferenciação de tratamento dentro do espaço escolar, onde as crianças negras acabam tendo um rendimento escolar baixo desde os primeiros anos escolares. As crianças negras dentro do espaço escolar, desde pequenos deve-se conhecer as diferenças e saber respeitar e conhecer às disparidades. Fazer uma educação ética, a respeito da diversidade, conscientizando suas próprias raízes históricas, onde o racismo e o preconceito são formas de violência. Existem diferentes manifestações e tipos de preconceito, sendo as suas formas mais comuns o preconceito social, racial (racismo) e sexual (sexismo ou homofobia). Nas características comuns a grupos, atitudes preconceituosas são aquelas que partem para o campo da agressividade ou da discriminação. O racismo é cruel e desencadeia relações sociais densamente cruéis. Porque ele perpassa o dia -a- dia das instituições, a situação recua ainda mais complicada e cristalizada, configurando-se como racismo institucional.
O preconceito pode acontecer de uma forma banal, até um pensamento,