O ppra existe para ser cumprido
A Norma Regulamentadora estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do programa de prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação de saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle. O que não aconteceu com a Plataforma Piper Alpha no dia 06 de junho, um vazamento de condensado de gás natural incendiou-se, causando uma explosão enorme que ocasionou na morte de 167 pessoas sufocada em monóxido de carbono e fumaça na área de alojamento.
O evento que iniciou a catástrofe foi à tentativa do turno da noite de ligar a bomba reserva que estava inoperante por estar em manutenção. O pessoal do turno da noite desconhecia que esta bomba estava em manutenção, por não haver encontrado a ordem de serviço correspondente. Numa instalação industrial o conhecimento das ordens de serviços em andamento é crucial para o andamento de processo produtivo e para a segurança. Assim como os treinamentos, três anos haviam se passado sem que as pessoas recebessem treinamento nestes procedimentos. De tal forma as áreas de segurança, ao contrário do que pensavam as pessoas, os alojamentos não eram à prova de fumaça e chama, e a maior parte das vitimas morreram sufocadas. As rotas de fuga não eram perfeitamente conhecidas e as pessoas não encontravam o caminho até os barcos salva-vidas e saltaram no mar.
Outra catástrofe foi o que