o poço e o pêndulo
521 - História
Ana Carolina D’Amoreira Caetano
Resenha do filme “O poço e o pendulo”
O filme “O poço e o pendulo” é uma adaptação do conto de Edgar Allan Poe, que trata de uma época em que havia a inquisição Espanhola. Foi produzido por Stuart Gordon nos Estados unidos da América em 1991 e lançado neste mesmo ano, tendo duração de 100 minutos e gêneros como o drama, história e terror. Atraiu públicos como historiadores, professores, e como é de sua especialidade atraiu também públicos que gostam de filmes de suspense e terror. Edgar Alan Poe nasceu em Boston, em 19 de janeiro de 1809, filho de David Poe e Elizabeth Arnold, ambos atores, Edgar Poe ficou órfão ainda criança e foi adotado por um casal rico de Richmond, Virgínia, Jonh Allan e Frances Kelling Allan. Isso lhe permitiu ter uma educação de qualidade. Consagrado no século XIX por suas histórias mórbidas e fantásticas, ele escreveu novelas, contos e poemas.
O suspense, a ficção, a excentricidade e o terror psicológico são as características mais marcantes. É autor também de 'O gato preto', 'A carta roubada' e 'O escaravelho de ouro', Poe deu a seus personagens profundidade psicológica. O mundo de Edgar Allan Poe é sombrio, repleto de tragédias e loucura, o que o tornou um dos mestres em histórias de terror. A Espanha no contexto da Inquisição é o cenário para trama que conta a história de um casal, Antonio e Maria, que tiveram o infeliz destino de cair nas mãos de Torquemada, “O Grande Inquisidor” como foi conhecido, foi o inquisidor geral dos reinos de Aragão e Castela durante o século XV.
Maria é esposa de Antonio, um padeiro preocupado em pagar suas contas que fechou os olhos para as crueldades que estavam acontecendo no período medieval, o casal não tem filhos e pertencem a uma classe baixa/média. Já Maria, era extremamente católica e acreditava no Deus do perdão, o piedoso, e não aceitava as torturas da época. Por ser contra a inquisição ela acaba