O POVO DO PINDORAMA T PICOS EJA 1 ETAPA
413 palavras
2 páginas
O POVO DO PINDORAMAQuando os portugueses chegaram à América, em 1500, Havia mais de mil povos, com diferentes línguas e costumes.
O litoral era ocupado por povos seminômades que viviam da caça, da pesca, da coleta e da agricultura.
O grupo mais numeroso entre os indígenas do Brasil falavam línguas do tronco linguístico tupi-guarani. Eles chamavam as terras onde viviam de Pindorama, “terras das árvores altas”, ou “terra das palmeiras”.
Os tupi-guarani, provavelmente, são originários da região Amazônica. O crescimento populacional e as mudanças do clima dificultara a caça e a agricultura os forçando a abandonar suas terras e ir para o litoral.
Nesse processo, teriam se dividido em dois grandes grupos: os Tupi, que tem a mandioca como principal alimento, e os Guarani, que cultivavam o milho.
UMA SOCIEDADE GUERREIRA
Os Tupi acreditavam que sua cultura era superior à dos demais indígenas, referindo-se a todos aqueles que não falavam a sua língua pelo termo tapuia (bárbaro).
Em geral os Tupi consideravam os tapuias seus inimigos naturais. No entanto, tribos tupi poderiam entrar em guerra com outras tribos de mesmo tronco-linguístico.
Na maioria das vezes as guerras estavam associadas à vingança e à honra, com pouca relação a bens materiais.
Principal objetivo era a captura de inimigos para os rituais de antropofagia: guerreiros aprisionados eram mortos, esquartejados e devorados. Esses povo acreditavam que tomariam para si a coragem e bravura dos guerreiros devorados Era também uma forma de garantir a entrada na Terra sem Mal.
Essa rivalidade, que provocada frequentes conflitos, foi usada com habilidade pelos europeus, que a manipulavam de acordo com seus interesses.
A VIDA NAS ALDEIAS TUPIS
Os laços de família eram a base da vida tribal. As tarefas eram organizadas por sexo e grupos de parentesco.
Homens: caça, pesca, construção, guerra.
Mulheres: Roças, cuidavam das crianças, cozinhavam e fabricavam utensílios.
Produto era repartido entre os membros