O povo brasileiro
Autora: Maria Bellei – estudante do curso de direito. Estudante do curso de direito
Urbanização consiste no processo pelo qual a população urbana cresce em proporção superior à população rural, ou seja, quando há um processo de migração para o centro urbano. É um fenômeno de concentração urbana e conseqüente crescimento e desenvolvimento das cidades. E que a partir daí surgem os bairros.
Na Antiguidade, as cidades eram pouco povoadas, uma vez que a população concentrava-se nas áreas rurais, vivendo apenas da agricultura, do extrativismo e demais atividades primárias. Já na Idade Média, com o desenvolvimento do comércio e da indústria, e o surgimento dos bairros aumentou a concentração urbana e surgiram os primeiros problemas sociais, como a falta de saneamento básico, saúde e moradia.
Contudo o crescimento desordenado e desenfreado dos grandes centros urbanos só ocorreu no século XX, atraído pelo desenvolvimento industrial das cidades do sudeste e da criação de Brasília. Desta forma, até a década de 40, 2/3 da população brasileira estava concentrada nas áreas rurais, e em pouco mais de três décadas, o processo se inverteu. Atualmente, cerca de 30 milhões de brasileiros vivem nas áreas rurais, enquanto quase 140 milhões de brasileiros vivem nas cidades, concentrados em grande parte, nos grandes centros urbanos.
Palavras-chaves
Urbanismo, civilização urbana, desigualdade social. Bibliografia:
SILVA, José Afonso da. Direito Urbanístico Brasileiro. 2 Ed. São Paulo: Malheiros, 1997.
MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Introdução ao Direito Ecológico e ao Direito urbanístico. 2 Ed. Rio de Janeiro: Forense, 1977.
Disponível em: http://www.direitonet.com.br/artigos/
Título: A CIVILIZAÇÃO URBANA E SEUS PROBLEMAS Autor: Arq. Ms. Irajá Gouvêa Professor na Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da UNIMAR
Resumo
Visto que a civilização