O povo brasileiro cap.4 (encontros e desencontros)
O Povo Brasileiro é uma obra do antropólogo Darcy Ribeiro, lançada em 1995, que aborda a história da formação do povo brasileiro.
O filme mostra como os índios viviam, eles moravam na beira do mar e ao longo dos rios do interior e havia um processo de dominação e unificação por parte dos tupis. A chegada dos europeus mudou todo este processo, os europeus atacaram os tupis em diversas frentes: doenças (trazendo doenças mortais aos indígenas), ecológica (disputando o território e o plantio), econômica (com a mercantilização e a escravização) e étnico-cultural (que foi quando os portugueses engravidaram varias índias que deram a luz a nossa primeira geração de mestiços.
Quando os europeus chegaram, os tupis iniciavam uma revolução agrícola, dominando o cultivo da mandioca e aperfeiçoando os cultivos de milho, tabaco, batata-doce, algodão, guaraná. Nos rituais que eles praticavam era consumido uma parte, ou várias partes da totalidade de um ser humano onde eles não comiam os covardes e sim os guerreiros.
Tempos depois, graças ao interesses de se instalar a empresa açucareira, uma grande leva de africanos foi expropriada de suas terras para viverem na condição de escravos. Chegando a um lugar distante de suas referências culturais e familiares. Isso não quer dizer que eles viviam uma mesma realidade na condição de escravos.
Muitos deles não suportando o trauma da separação acabavam se suicidando, à violência e aos quilombos para se livrar da exploração. Ao conseguir fugir elaboravam uma nova sociedade à parte da ordem colonial tentando resgatar sua cultura. Outros conseguiam meios de comprar a sua própria liberdade ou, mesmo sendo vistos como escravos conquistavam funções e redes de relacionamento que lhes concediam uma vida com maiores possibilidades.
Enquanto tantas sínteses aconteciam sem alcançar um lugar comum, o modelo agroexportador foi vagarosamente perdendo espaço para os anseios da modernização capitalista. A força e valorizada do