O povo alemao
As diferenças entre Brasil e Alemanha vão desde o idioma até o clima. Entretanto, com o passar dos dias, você começa a se integrar e a se encantar com a cultura desse país cheio de curiosidades e maravilhas!
A Alemanha é um país extremamente organizado e para tudo tem regras. O sistema de transporte municipal, por exemplo, é basicamente composto de trens e ônibus. Não existe catraca nem cobrador. Cada um compra seu bilhete antes de embarcar e a entrada é feita sem controle algum. Existem fiscais, mas dificilmente precisam agir e se alguma pessoa for pega, deverá pagar uma multa de 40 euros.
“Os ônibus daqui têm horários para passar em todas as estações e não se atrasam. Em uma consulta rápida à internet, você consegue saber exatamente o horário que deve sair de casa e a que horas vai chegar ao local de destino. Isso é muito prático.”
Além disso, a segurança também é um ponto forte das cidades alemãs. “Stuttgart é a 6ª maior cidade da Alemanha e tem mais de 600 mil habitantes. Aqui, existem todas as possibilidades que uma cidade grande pode oferecer e a segurança de uma cidade pequena.”
Há quem diga que os alemães são muito fechados. Mas não é bem assim. “Os alemães são mais fechados nos primeiros contatos. Eles são mais cautelosos ao conhecer pessoas e ao se deixarem conhecer, por isso existe essa impressão de que eles são mais reservados. Ganhar a confiança de um alemão significa ter conquistado um amigo fiel e prestativo.”
A festa tradicional da Alemanha é a famosa Oktoberfest, festa da cerveja. As pessoas costumam se vestir com as roupas típicas, homens de calça de couro, bota suspensório, camisa e chapéu bávaro, e mulheres com o “Dirndl”, vestidas típico alemãs.
Diferenças/Idioma
As regras gramaticais da língua alemã são bem diferentes do português e a pronúncia é um pouco trabalhosa. “O alemão é uma língua dura, forte. Parece que qualquer frase é uma ordem. Logo no começo, eu ficava apreensivo para me expressar. Hoje eu sei que