O Portador de Deficiencia
diversidade, Desigualdade e violência na sociedade brasileira:
A Questão das pessoas com deficiência
Trabalho de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
Sobral
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 desENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A sociedade é consciente que por muito tempo a pessoa com deficiência foi excluída do convívio social e econômico, inicialmente por serem considerados pela sociedade como doentes, inúteis e até mesmo um “atraso”, se tornando dispensáveis por não conseguirem se encaixar no conceito de útil, muitos no passado já foram isolados em instituições, por suas famílias para serem protegidos dos preconceitos, ou até para se tirar este fardo das costas de seus familiares.
Entender a realidade e as necessidades que um portador de deficiência suporta é quase impossível, pra quem não é portador de nenhum tipo de deficiência, pois mesmo hoje com uma sociedade tão evoluída em suas máquinas, ainda prevalecem preconceitos e violência ao que é considerado diferente.
Diante de pessoas sem deficiência, os portadores de deficiência, conseguem notar as suas limitações, ao perceberem que não podem mover ou utilizar seu corpo na sua totalidade. O sistema capitalista em que vivemos, procura sempre o mais capacitado, o mais qualificado na busca da mais-valia, gerando cada vez menos espaço aos deficientes e aumentando as desigualdades em relação a essa classe. Nessas circunstâncias vemos o ambiente de trabalho como mais um dificultador da inclusão social, dessas pessoas portadoras de deficiências.
A sugestão deste trabalho é mostrar que concepção de violência não é só física, mais também aquela em que se agride a liberdade, o direito de ir e vir quando