O ponto da virada
O Ponto da Virada, explica o autor, é justamente o momento em que pequenas mudanças entram em ebulição, fazendo com que uma tendência ou um comportamento dê uma guinada e sealastre. Ou se acabe.
O autor reconhece que pequenas mudanças no comportamento podem fazer surtir grandes efeitos, e que tais mudanças ocorrem rapidamente e em um momento decisivo. A possibilidade demudança súbita é a essência do Ponto de Virada.
Nossa maneira de ser e agir é algo orientado não somente pelos nossos genes, mas também pela influência extrema do ambiente em que vivemos e dapersonalidade e comportamento das pessoas que nos cercam.
Segundo Gladwell, o mundo, por mais que queiramos, não corresponde àquilo que a nossa intuição nos diz. As pessoas que têm sucesso na criaçãode uma epidemia social testam sua forma de ver as coisas e a adaptam para que a inovação possa ser assimilada e disseminada.
"Quando procuramos fazer com que uma ideia, uma atitude ou um produtoalcance o Ponto da Virada, estamos tentando mudar o nosso público em algum aspecto, pequeno, porém crítico: pretendemos contaminá-lo, arrebatá-lo com nossa epidemia, fazer com que passe da hostilidadepara a aceitação", conclui ele.
O Ponto da Virada dos clássicos sapatos Hush Puppies, que eram fabricados pela Wolverine, ocorreu por volta do fim de 1994 e o início de 1995. Até então, asvendas haviam caído para 30 mil pares por ano, a maioria para o comércio de ponta de estoque do interior do país e lojinhas administradas por famílias de cidades pequenas. A Wolverine, já pensava eminterromper a produção quando algo estranho aconteceu. Durante uma sessão de fotos de moda, dois executivos da empresa - Owen Baxter e Geoffrey Lewis – encontraram-se por acaso com um estilista de Nova Yorkque lhes disse que os clássicos Hush Puppies eram a última moda nos clubes noturnos e bares do centro de Manhattan.
Os executivos Baxter e Lewis, não entendiam a repentina informação de que