O poderoso chefão
Apesar de todos os assassinatos, a família Corleone nunca fora prejudicada pela lei, pois mantinha políticos, juízes, advogados, policiais, etc., ao seu lado através do dinheiro, da troca de favores, do poder legitimo tradicional (patriarcal). Entretanto os Corleone mantiveram uma organização que pudesse fazer dos interesses de outros o seu, de forma que mais tarde pudesse ter a amizade seguida da fidelidade da pessoa e um favor a lhe cobrar, exemplo disso esta logo na primeira cena quando o Sr. Bonasera vai a Don Corleone pedir que faça justiça matando os dois rapazes que tentaram abusar de sua filha através da violência, oferecendo dinheiro, porém o Don quer sua amizade e quando precisar o favor. Aqui no Brasil podemos citar o narcotráfico e o suborno de policiais, promotores, juízes, políticos etc.; como organizações semelhantes, pois é feito em troca de favores, dinheiro, status.
Entretanto a principal moeda de troca nas relações internas entre os membros de sua família é dada através da fidelidade. Já a base de relação entre o Don e seus caporegimes era o econômico, quanto aos gangsters era o armado, portanto, estava tudo entre laçado devido a sua fonte de poder que era o dinheiro, a violência (mortes), que vinham de longa data acompanhando os Corleone. A forma de legitimação de poder é a sanção e violência durante o progresso econômico e a entrada na Segunda Guerra Mundial dos E.U.A.
Portanto o Estado de Direito faz com que a lei se aplique a todos, indiferentemente de sua posição na sociedade, seja ele um eleito ou um cidadão comum, fazendo com que os cidadãos