O poder da meditacao
Educando a mente e controlando as emoções tóxicas
O Lama No Laboratório em ”Como Lidar Com Emoções Destrutivas” (2003), de Daniel Goleman Você acredita no poder da mente? O que você sabe sobre meditação? Ou melhor, o que você acha que sabe sobre meditação?
Esse é o primeiro post do blog, e trago aqui um capítulo do livro “Como Combater Emoções Destrutivas” (2003) de Daniel Goleman. O livro documenta a colaboração entre Sua Santidade, o Dalai Lama e um grupo de cientistas para compreender e combater emoções destrutivas.
“O Lama No Laboratório” (pg. 23 a 45) é o primeiro capítulo e consiste em estudos realizados sobre o uso da meditação como ferramenta de controle da mente e educação das emoções tóxicas. O objetivo da pesquisa é avaliar a meditação como educação mental e como ferramenta para lidar melhor com as emoções venenosas.
Lama Öser (nome fictício), nascido na Europa e convertido ao budismo, passou mais de 30 anos recebendo a educação de monge tibetano no Himalaia, ao lado do grande líder espiritual do Tibete, o Dalai Lama.
Esse tipo de estudo com monges não chegou a ser uma novidade na época. Estudos passados já haviam revelado capacidades de controlar a respiração, as ondas cerebrais e a temperatura do corpo, entretanto, Öser foi o primeiro a apresentar um nível cultural tão alto nos exames realizados com os mais modernos equipamentos, como o MRI (Ressonância magnética) e EEG (medidor de ondas cerebrais).
O primeiro resultado significativo ocorreu ao sair da máquina de MRI. Onde geralmente as pessoas saem aliviadas, após longa espera e com a expressão de cansaço, Öser saiu com o um sorriso e uma expressão serena, afirmando que se sentia muito bem, como se estivesse em um “mini retiro” meditando. Para quem não sabe, a máquina MRI é extremamente pequena, apertada e barulhenta. Öser passou mais de três horas sendo examinado.
Em seguida, passou