O poder da leitura
Para muitos a leitura é vista somente como uma atividade acadêmica. De fato, ela faz parte do dia a dia dos estudantes, mas podemos ir muito além no que diz respeito às vantagens da leitura.
A pessoa que lê tem um vocabulário maior e mais correto em relação à outra pessoa sem esse hábito. E um melhor vocabulário traz vantagens em situações como entrevistas de emprego, reuniões de empresa, apresentações e até mesmo nos relacionamentos amorosos.
A leitura desenvolve a criatividade, nos tornando capazes de pensar em melhores alternativas para questões cotidianas e soluções para problemas aparentemente difíceis.
Através da leitura nos transportamos para universos paralelos à nossa realidade, vivemos aventuras, romances e dramas que são capazes de nos fazer esquecer, mesmo que por alguns instantes, de nossas dificuldades. Esse “distanciamento” momentâneo pode ser crucial para a manutenção do nosso bem estar emocional.
Pensando mais longe, atividades como leitura e palavras cruzadas fortalecem as conexões do nosso cérebro, auxiliando a retardar ou mesmo evitar doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer, tornando a nossa terceira idade muito mais saudável.
O ideal é que o hábito de ler seja adquirido na infância. Sendo assim, pais devem estimular seus filhos pequenos, primeiro com livros atraentes, com muitas figuras e com histórias de poucas palavras, e aos poucos evoluindo para narrativas mais complexas.
Gibis e revistas também são um material muito rico, não devemos ter o preconceito de que somente os grandes clássicos são leituras válidas.
Se você acha que ainda não tem o hábito da leitura, ainda está em tempo, procures assuntos que te interessem, pois assim a atividade fluirá muito mais facilmente.