O poder da igreja no mundo feudal e atual
O poder da igreja no mundo feudal e atual;
Reforma e Contrarreforma.
Alunas: Ítala Cleane, Karen Aline, Luana Rdrigues e Maria Eduarda Fonsêca
Professora: Graça Carvalho
Matéria: História
2º Ano “A”
Recife,
2014
O poder da Igreja Católica no mundo feudal O poder da Igreja Católica no mundo feudal deu-se através da sua forte estrutura política e econômica. No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou a se organizar e ganhar força no continente europeu. Essa estrutura tinha como tarefa difundir a fé cristã; tarefa que executou de maneira efetiva e eficaz. A Instituição era a responsável pela vida cultural e religiosa e procurava controlar os valores da sociedade.
A Igreja Católica teve forte participação na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. Na realidade, foi a instituição que sobreviveu às inúmeras mudanças ocorridas na Europa no século V e, ao promover a evangelização dos bárbaros, concretizou a ligação entre o mundo romano e o bárbaro. O fato a tornou herdeira da cultura clássica, pois no universo medieval a Igreja Católica monopolizava o conhecimento. Sem dúvida alguma sua estrutura fortemente hierarquizada colaborou para que ultrapassasse todas as crises, concentrando o saber e o poder. Internamente havia uma divisão entre o alto clero, membros da nobreza que exerciam cargos de direção, e o baixo clero, composto por pessoas originárias dos seguimentos mais pobres da população. O comando de toda essa estrutura lentamente concentrou-se nas mãos do bispo de Roma, que se tornou papa no século V.
Para cumprir a missão de evangelização dos reinos bárbaros entre os séculos V e VII, parte do clero passou a conviver com os fieis, constituindo o clero secular, isto é, aquele