O Poder da Energia Geotérmica
Ainda desconhecida por muitas pessoas a energia geotérmica teria potencial para se tornar a maior energia renovável do mundo, porém as usinas dessa fonte de energia só podem ser construídas em zonas geológicas aptas; “em aproximadamente 10% do planeta”, um índice baixo para suprir toda a demanda energética do planeta.
O vídeo mostra que para a existência de usinas geotérmicas é necessário ter rocha quente, água e acesso. O processo da energia geotérmica consiste no aumento da temperatura do liquido que esta submerso, (a medida que esquenta, ela ganha pressão, aumenta o volume e empurra a coluna d’água para cima, que sai em forma de vapor).Foram mostradas as dificuldades que os engenheiros e geólogos encontram para conseguir extrair o vapor das camadas interiores da terra. O processo consiste na perfuração profunda de poços de onde irá sair o vapor para movimentar as turbinas do gerador e enviar a eletricidade para as redes de transmissão. Porém, antes de transformar o vapor em eletricidade, o processo é bem complexo e caro; em média são gastos 360 mil dólares para a perfuração e concerto dos maquinários que são deteriorados durante a perfuração de um único poço. Além do alto preço, deve-se considerar o perigo que os gases voláteis (H2S- Sulfeto de Hidrogênio) podem causar.
Porém há divergências quanto ao uso desse tipo de energia, foi retratado no vídeo o fechamento de várias usinas por falta de matéria-prima (água). Isso ocorre devido a deslizamentos que alteram o fluxo subterrâneo da água causando a seca ou desaparecimento dos gêiseres; através de pesquisas as mesmas foram