O poder da cultura no mundo.
Os temas abordados nessas manifestações artísticas são infinitos, mas os mais quentes e esperados são os ataques entre os seus participantes. São verdadeiras brigas poéticas. Aqui trataremos especificamente daqueles mais engraçados e bem humorados. Os cantadores também aproveitam as circunstâncias que ocorrem durante o evento para a introdução de gracejos e palavras “malcriadas”. Da mesma forma, as características dos adversários e seus defeitos são motivos para a “ridicularização”.
Veja alguns trechos do livro
+ sobre o livro
+ sobre o autor
Release e entrevista (por Jaquilane Medeiros)
O humor está presente em todos os temas apresentados. Às vezes ele se manifesta de forma ingênua e engraçada e em outras vezes se apresenta de modo malcriado. O humor desses poetas populares está na forma de contar vantagem, xingar, zombar, sair de enrascadas preparadas pelos adversários e cantar coisas absurdas. Fazem isso, principalmente, para descontrair a platéia ou os leitores e fazê-los rir. Em todas as ocasiões, eles demonstram talento e habilidade que contagiam o seu público. São o gênio e a aptidão natural desses artistas que ainda despertam o interesse por essas expressões artísticas e as mantém vivas nos dias de hoje.
No livro estão reunidos os versos mais lindos, alegres e bem humorados de todos os tempos, cantados ou escritos por alguns dos mais extraordinários poetas nordestinos, quase todos já publicados em outros livros ou gravadas em “CD” e, portanto, já do conhecimento público. Apenas relacionei alguns que