O poder coercitivo dos fatos sociais
ATIVIDADE– UNI I (PRAZO: 15/04)
1ª atividade – QUESTÃO DISSERTATIVA
Explique O que significa dizer os fatos sociais são coercitivos e exemplifique como esta coação ocorre na vida dos indivíduos. Procure responder de forma completa e clara. Máximo de 20 linhas.
Os fatos sociais são coercitivos, ou seja, são impostos na vida das pessoas.
Exemplos: O Código Penal, criado para uma sociedade com seus costumes de 1940, é coercitivo não só por seu poder de colocar normas e regras na sociedade, (positivo), mas também no sentido de impor (negativo), para o povo atualmente regras defasadas onde a cultura é outra, os fatos sociais predominante são outros, criando uma inversão de valores onde criminosos tem mais moral que policiais, levando a impunidade a ganhar cada vez mais força.
A Lei do ECA - (Estatuto da Criança e Adolescentes), criada com a finalidade de dar proteção a população infanto juvenil contra os exageros praticados por aqueles que tem a responsabilidade de educá-los; porém, em função da sua má interpretação, e por falta de conhecimento geral, tem ocorrido uma inversão de valores, onde os próprios adolescentes aproveitam dessas brechas da lei e desconhecimento por parte de seus responsáveis, jogando a responsabilidade dos seus atos para terceiros.
Embora essas leis são importantes mecanismos de sustentação do grupo social, a ausência de revisão do Código Penal e falta de conhecimento, brechas e interesse da sociedade em relação ao ECA, somado ainda com a falta de implementação das leis, tem alterado todo o comportamento social, fazendo com que o poder de coerção do direito seja usado contra a própria sociedade e não a favor