O pobre coletivo: o sul no mercado globalizado
O Pobre coletivo: o sul no mercado globalizado 1-) Apresente cinco idéias relevantes do texto. a-) O trabalho é uma forma importante de se valorizar,a falta de um trabalho faz com que as pessoas percam a identidade, pois o mercado valoriza as pessoas através do trabalho.Quem não tem trabalho não se integra ao mercado ou seja quem não tem trabalho não tem dinheiro,quem não tem dinheiro não consome.l b-) cada vez mais o trabalho repouse fica atrás do conhecimento, sobre a capacidade de interação com a maquina, superando a mera subordinação. c-) Na nova forma de se organizar o trabalho e ativá-lo, busca–se a reconquista da parte do trabalho vivo que o desenvolvimento histórico do capitalismo tentou aniquilar. d-) A revolução tecnológica/ informacional não requer mais o trabalho de todas as pessoas e nem todo o trabalho das pessoas. e-) A perda de força do estado na regulação das regras a serem acatadas pelo capital é proporcionalmente relacionada á emergência do capital financeiro. 2-) Porque os trabalhadores são as grandes vitimas da atual globalização?
Os trabalhadores estão sendo mais afetados, pois a revolução tecnológica substitui o homem pela maquina conseqüentemente estão ficando sem empregos pois as maquinas são mais eficientes, dão mais lucros, são mais produtivas enquanto o homem há mais despesas com o tempo, não rende tanto quanto a maquina, fica doente, seguro de vida,férias,faltas,indisciplinas, FGTS, as empresas estão procurando qualificação, experiência hoje falta muita mão de obra qualificada e sobra vagas de empregos.
3-) Faça alguma observação critica ou positiva do texto. Valorizar mais os trabalhadores como pessoas e não visando só o lucro, pois dando mais valor á a experiência, cultura e o trabalho em si. Criando ambiente que faça o trabalhador se interessa e tenha mais motivação.