O plágio nos trabalhos acadêmicos
a) o plágio direto: aquele que copia literalmente o texto sem citação da fonte;
b) o plágio "colcha de retalhos": aquele em que o aluno copia trechos de várias fontes com o objetivo de dificultar o trabalho do professor de identificar o plágio.
c) o plágio "empréstimo": onde o aluno recorre a um trabalho completo e apenas troca o nome do autor, ou seja, insere seu próprio nome no trabalho plagiadoç
d) o plágio "mosaico" onde o aluno vai modificando as palavras do texto, sem citação da fonte (o que seria caracterizado como parágrase, ou seja, citação indireta).
Segue artigo interessante disponível em : http://www.microbiologia.vet.br/Plagio.htm
PLÁGIO, DIREITO AUTORAL E REGISTRO LEGAL DE OBRAS
Esta página foi inspirada depois que o autor destas linhas foi convidado a julgar uma monografia de conclusão de curso que havia sido parcialmente plagiada de uma tese de mestrado. A recusa em avaliar um trabalho copiado não me poupou do desprazer de ficar sabendo que sua orientadora considerava o procedimento de cópia de trabalhos alheios uma coisa normal e corriqueira. Tanto maior foi o desprazer pelo fato da orientadora ser pesquisadora de um prestigioso instituto de pesquisa da cidade de São Paulo, sendo, portanto uma formadora de opinião. Não cabem aqui detalhes desta história sem "final feliz" (a aluna foi aprovada com uma banca incompleta). Mas ela vem constituindo um ponto de partida importante para muitas reflexões e um pouco de ação sobre o tema. Se você quer ter acesso à carta de recusa de avaliação enviada à coordenação responsável pela aluna, clique aqui (obviamente omiti os nomes envolvidos por uma questão de ética; o fio condutor deste texto é divulgação científica e não detratação pública - embora essa omissão seja discutível segundo algumas culturas).
Muitas vezes não temos o poder de