O planejamento
O planejamento é um processo de decisões na empresa, estas se dão através de um processo de informações parcial. Para que a empresa seja levada na direção correta, é necessário que se faça uma coleta e seleção de informações. Esse processo faz parte do planejamento empresarial.
Nesse processo de tomadas de decisões é necessário que haja coerência nas informações passadas e futuras, para que o resultado seja em beneficio da empresa.
Filosofias do Planejamento
Satisfação: Procura-se atingir nível de satisfação viável. Procura-se reduzir números para que seja possível a sua implementação, tendo como principal objetivo não afetar o aspecto financeiro da empresa.
A vantagem dessa filosofia é que o processo pode se realizar em pouco tempo, menor custo e menos capacitação técnica.
Otimização: Esta filosofia planeja formula os objetivos da empresa em termos quantitativos. Os objetvos vão reduzindo conforme a situação monetária e seu desempenho.
A grande vantagem deste modelo de conduzir o planejamento é a automação do processo decisório. O resultado aparece principalmente em decisões onde os modelos desenvolvidos são operacionais, como controle de estoque, manutenção e substituição de equipamentos.
Adaptação: É procura de equilíbrio da firma após a mudança. A firma ao procurar a adaptação estará reagindo a um estimulo, esta reação poderá ser passiva ou antecipatória.
Planejador procura adaptar a resposta programada dentro dos padrões normais de operação. Já a resposta antecipatória tem a preocupação por antecipar as mudanças do meio. A também a resposta auto estimulado quando há uma preocupação constante de novas oportunidades de crescimento o ponto básico e responder adequadamente as mudanças externas. A grande vantagem da filosofia é focalizar a atenção dos recursos humanos e no processo de aprendizado. A desvantagem e a dificuldade de banir o enfoque tradicional.
Objetivos:
Os objetivos podem ser de dois tipos:
Retentivos, quando