O Planejamento do SUAS
PLANEAMENTO DO SUAS (Sistema Único da Assistência Social)
O SUAS é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo que tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo de proteção social.
O primeiro passo do planejamento na definição dos objetivos para a organização.
Objetivos são resultados específicos que se pretende atingir.
Planejar significa olhar para frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã.
Em outros termos o planejamento, constitui hoje uma responsabilidade essencial em qualquer tipo de organização ou de atividade.
Conforme estabelece a NOB (norma operacional básica) SUAS (2005), o Sistema Único de Assistência Social comporta quatro tipos de gestão:
1º- Dos Municípios
2º- Do Distrito Federal
3º- Dos Estados
4º- Da União
Para a gestão do SUAS torna-se necessário a existência de um setor que gerencie os elementos essenciais ao funcionamento dessa política pública, tais como: A gestão das informações, o financeiro,a gestão do trabalho, a vigilância socioassistencial e o planejamento.
Falaremos sobre um dos elementos essenciais citado: O PLANEJAMENTO.
O Planejamento é a definição antecipada de um conjunto de ações que deverão ser implementadas pela política de assistência social, com base em diagnósticos e pactos de aprimoramento da gestão e dos serviços do SUAS.
Os Diagnósticos expõem os pontos positivos da política da assistência social e aqueles que ainda necessitam de melhorias, sendo esses últimos traduzidos em metas que irão compor os pactos de aprimoramento a serem celebrados entre os diferentes entes federados.
Já a operacionalização desse planejamento é materializado através da elaboração e