O Planejamento Da Negocia O
O Plano de Negociação é atribuído complexamente no processo de negociação. Grandes negociadores adotam o método de se prepararem antecipadamente para uma negociação, e assim reconhecem a importância desse processo e sabem como alcançar sucessos. O planejamento é um dos processos mais trabalhosos e muitos negociadores descartam a possibilidade de um segundo plano no processo.
São abordados dois aspectos básicos quanto ao planejamento da negociação, primeiro que esta é, talvez a regra mais importante do processo, segundo que a maioria dos negociadores não se preparam adequadamente para a negociação.
Muitos negociadores não gostam de colocar no papel um plano de negócios. Ao realizar-se um planejamento formal, o negociador resiste em ser o principal responsável quanto ao plano que é elaborado, em caso de haver insucesso. Sendo assim, uma vez escrito o plano a ser abordado no momento da negociação, este não pode ser mudado e assim podendo transcrever e articular as suas ideias.
Sendo essas premissas verdadeiras, uma preparação adequada no processo de negociação, pode dar resultados em uma boa vantagem ao negociador, gerando a confiança necessária a ele e assim obtendo um bom resultado ao final de cada negociação.
O planejamento para a negociação: Conceitos
O planejamento é uma técnica em que organizações e pessoas agregadas a elas, utilizam para administrar suas relações futuras, sendo que o processo de planejamento tem grande influência. O planejamento tem diversos objetivos, sendo eles:
- Definir objetivos ou resultados a serem alcançados.
- Definir meios para possibilitar a realização de resultados.
- Interferir na realidade para passar de uma situação conhecida a outra desejada, dentro de um intervalo de tempo.
- Tomar, no presente, decisões que afetam o futuro, a fim de diminuir sua incerteza.
As incertezas no processo de negociação, é adquirido através de uma insegurança sobre questões, na qual envolvem os objetivos e