O piauí nas lutas da independência do brasil
KATIANNE KELLY ALVES DA SILVA
O PIAUÍ NAS LUTAS DA INDEPENDENCIA DO BRASIL
MACEIÓ-AL 2012
KATIANNE KELLY ALVES DA SILVA
O PIAUÍ NAS LUTAS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Resenha apresentada junto a Disciplina de História do Brasil II, pertencente ao Curso de Licenciatura em História, da Universidade Federal de Alagoas, como requisito parcial para obtenção de nota.
MACEIÓ-AL 2012
CHAVES, Mons. Joaquim. O Piauí nas Lutas da Independência do Brasil. 3ªedição. Coleção Independência, vol. 3. 231 p. FUNDAPI- Teresina-PI, 2006.
Joaquim Raimundo Ferreira Chaves, mais conhecido como Monsenhor Chaves, licenciado em Filosofia, foi professor, escritor e biógrafo. Exerceu vários cargos religiosos dentre estes: vigário da Matriz de Nossa Senhora do Amparo, vigário-geral da Arquidiocese de Teresina – PI, além de reitor e professor do Seminário Sagrado Coração de Jesus também em Teresina. Dirigiu o jornal católico O Dominical (1947), e foi dos mais importantes historiadores regionais do Piauí. Publicou diversas obras que resgatam a história do Piauí; entre estas, Subsídio para a História do Piauí (1952), O Índio no Solo Piauiense (1952), Campo Maior nas Lutas pela Independência (1971), O Piauí na Guerra do Paraguai (1972), entre outras obras, que lhe renderam a ocupar a cadeira de numeração 23 na Academia Piauiense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico Piauiense. Filho de Raimundo Chaves e Antônia Herondina da Silva Chaves, Joaquim Chaves, nasceu em 09 de março de 1913 na cidade de Campo Maior - PI, onde ocorreu a sangrenta batalha pela independência brasileira de Portugal e consolidação do território nacional as margens do riacho do Jenipapo em 13 de Março de 1823; A Batalha do Jenipapo, cujo evento reuniu por um só lema - Independência - piauienses, maranhenses e cearenses. Os