O pesquisador in-mundo e o processo de produção de outras formas de investigação em saúde
O pesquisador in-mundo e o processo de produção de outras formas de investigação em saúde
Ana Lúcia Abrahão
Emerson Elias Merhy
Maria Paula Cerqueira Gomes
Claudia Tallemberg
Magda de Sousa Chagas
Monica Rocha
Nereida Lucia Palko dos Santos
Erminia Silva
Leila Vianna
Introdução
A produção do conhecimento abre diferentes possibilidades na relação objeto e pesquisador, e nas formas de compreensão de como se aprende e se conhece. Algumas se centram na neutralidade do investigador, em como assegurar um processo em que se controla e se isola o objeto e, no entendimento de que conhecer guarda uma íntima relação com revelar uma verdade, a ser despontada pelo pensamento racional.
Aposta-se na imparcialidade como elemento fundamental daquilo que se produz: um modo de olhar o mundo de fora, buscando a “não contaminação” do pesquisador pelo objeto, num processo de produção do conhecimento neutro sem interferência e influência. Isola e recorta da realidade aquilo a estudar-se, sob o imperioso controle das variáveis intervenientes, posto que elas confundem o objeto a ser pesquisado. A lógica é: quanto mais isolado for o objeto do mundo, da vida, maior a possibilidade de produzir-se conhecimento que não falseie “a” verdade. Há uma aposta na necessária limpeza do campo de observação.
Outras formas de produção de conhecimento não operam na cisão paradigmática sujeito-objeto das chamadas ciências duras. Ao contrário, operam com
134
O pesquisador in-mundo e o processo de produção ...
a perspectiva da constituição do sujeito pesquisador no mundo, in-mundo39, com o objeto. Nesta perspectiva, a implicação é intrínseca à produção do conhecimento.
O conceito de implicação (LOURAU, 2004) consiste na produção de questionamentos sobre a própria prática do pesquisador, in-mundo. Análise que se amplia no movimento de produção do sujeito em ato e de suas afecções, pertença, referências, motivações, investimentos